Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Narração e Descrição nas Histórias de Terror


HISTÓRIA DE TERROR

Entre as narrativas que existem ao nosso dispor estão as histórias de terror. Torna-se possível enfrentarmos os "nossos medos" conscientes de que se trata de uma história inventada.
As narrativas que contam histórias macrabas existiam  na Inflaterra no século XVIII. Tudo aconteceu, segundo relatos ,a partir de um desafio entre quatro  escritores, sendo que dois deles; Doutor Polidori, autor de ( O Vampiro). Mary Shelley, inglesa autora de ( Frankenstein)  estavam no interior de um castelo na noite fria de tempestade em 1816.Ganharia quem escrevesse a história mais assustadora. Com a obra literária Frankesntein, Mary Shelley foi a ganhadora da aposta.
Tais histórias com temática sobrenatural envolvendo monstros , fantasmas etc., como personagens , recebiam o nome de góticos


No século XIX Hoffman escrvia sobre pessoas reais que tinham suas vidas assombradas por visões , pesadelos, ruidos que lançavam a paersonagem ao limite entre o real e o irreal.


A partir de então o gênero sofreu influência das novas produções  e personagens realimentados de antigas histórias de terror, tais como Batman.



COMO PRENDER UM A ATENÇÃO DE UM  LEITOR

Segundo Edgar Allan Poe, o momento da leitura deve ter cerca de duas horas, ser feita uma vez só sem interrupção. É necessário que o conto precisa ser curto, atrativo, impactante e provocar um efeito singular.
Poe lança mão de elementos como a loucura, a superstição, o inumano e o irracional  para prender a atenção do leitor.


Fernando Sabino, em uma de suas crônica O Gato Sou Eu revela também um questionamento em torno da figura do felino que surge em sonhos.



Para nós, leitores, o mais importe é que as personagens pareçam verdadeiras. Isso remete a uma lógica irrefutável: como qualquer história, o terror precisa ser coerente e para tanto, elementos como espaço, tempo, narrador, personagens e as ações das mesmas precisam combinar entre si.Assim elas parecerão "verdadeiras"

Entrevista com Rosa amanda Strausz , Niterói (RJ) 1959.Jornalista, escreveu  o livro "Sete Ossos e uma Maldição", além de contos de arrepiar, entre eles "Devolva minha aliança" presente no nosso livro de estudos.

O ESPAÇO NAS NARRATIVAS

Em narrativas de terror, o espaço contribui para a construção de uma atmosfera terrível . Essa ideia assustadora é corroborada pela DESCRIÇÃO usada pelos autores para que  os leitores possam vislumbrar o ambiente( espaço)  onde ocorre a história. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia