Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

ANTÔNIO HOUAISS E A MAIOR PALAVRA DA LÍNGUA PORTUGUESA





Antônio Houaiss, professor, diplomata, filólogo, lexicógrafo e  ensaísta, nasceu no rio de Janeiro, em 15 de outubro de 1915. Lecionou português, latim e literatura no magistério secundário oficial do então distrito Federal, de 1934 a 1946.Também foi membro examinador de português de vários concursos promovido pelo DASP. Lecionou português e deu cursos  sobre questões culturais brasileiras no Instituto de Cultura Uruguaio-brasileiro de Montevidéu ( 1943 - 1945).
Ministro da Cultura do Governo Itamar Franco (1993) e presidente da Academia Brasileira de Letras (1996)


Houaiss foi defensor do acordo ortográfico vigente no Brasil  desde 1999. Trabalhou na  elaboração do dicionário  a partir de 1986, trabalho que foi interrompido em 1992 , por  falta de recursos e retomado em 1997. 
Antônio Houaiss faleceu no dia 09 de março de 1999 sem ver a publicação do  dicionário que ocorreu no ano seguinte ao seu falecimento.
No dicionário HOUAISS pode-se encontrar a maior palavra de língua portuguesa Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico, cuja a etimologia  fica assim representada:

Palavra
Significado da palavra
Idioma de origem
Palavra de origem e seu significado
pneumo
pulmão
grego
pneumon = pulmão
ultra
além
latim
ultra = além
microscópico
muito pequeno
grego
microscópiomikros = pequeno, skopein = examinar
sílico
vem de silício, elemento químico presente no magma vulcânico
latim
silíciosilicium/silex = pedra dura ("seixo")
vulcano
vindo de um vulcão
latim
vulcão: vulcanus = deus do fogo e da metalúrgica
coniose
doença causada por inalação de partículas de poeira em suspensão no ar
grego
kónis = poeira

30 comentários:

  1. oi libia aki e o Felipe Augusto seu aluno do alvaro botelho Aki eu vou levar amanha o pendraiver com o Power point ok pq eu esqueçi seu email

    ResponderExcluir
  2. Nós achamos muito interessante a palavra:Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico, eu so queria saber o significado da palavra inteira,porque ai tem só os pedaços da palavra,e nós queriamos saber tudo junto.

    ResponderExcluir
  3. Líbia,achei muito interessante, porque nunca tinha lido essa palavra.(Patrick Ananias).

    ResponderExcluir
  4. Líbia,eu achei muito interessante esse texto porque ele fala de coisas bem legais.(Sthefane de Souza Barbosa), 8 ano Castro Alves

    ResponderExcluir
  5. Líbia,achei muito interessante essas palavras,aprendi os significado delas e os idioma de origem. (Patrick Silva)
    obrigado, beijos.

    ResponderExcluir
  6. dudu-oliveira-96@hotmail.com20 de março de 2012 às 09:13

    EU achei interessante o dicionario do Antonio Houaiss

    ResponderExcluir
  7. millerjuniorreis@hotmail.com20 de março de 2012 às 09:21

    EU adorei o diconario do ANTONIO HOUAISS POR por que e muito interesant

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muinto da aula sobre o Antonio HOUISS

    ResponderExcluir
  9. EU achei a aula de informatica muito interesante

    ResponderExcluir
  10. Eu acho sua aula Líbia muito boa espero que voltamos na sala de informatica outras vezes

    ResponderExcluir
  11. Líbia acho sua aula muito interesante!!!aprendemos muito com sua aula de portugues e quero voltar na sala de informatica

    ResponderExcluir
  12. Eu acho a aula de informartica muito legal pq essa aula eu aprendo muito

    ResponderExcluir
  13. Libia seu blog e muito divertido,e a nos aprendemos muinto.Gosto muito das suas aulas de imformatica.

    ResponderExcluir
  14. Libia,seu blog ta muito legal,adorei suas postagens.

    ResponderExcluir
  15. Líbia, a frase que eu formei com a palavra foi:
    Taynara foi internada com pneumoultramicroscópiovulcanoconiose, quando inalou fumaça vulcanica.
    (Thaynara Márcia, sala Castro Alves).

    ResponderExcluir
  16. Líbia, eu gostei muito da aula na sala de informática, e eu achei muito interessante a palavra pneumoultramicrocópiosílicovulcanoconiose e seu significado.

    ResponderExcluir
  17. Libia,essa e a frase;

    Maria sofre de uma doenca chamada Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico.

    OBS;O teclado esta desconfigurado por isso esta faltando acentos etc.

    bj Fernanda,Bruna,Julia,Jessen.

    ResponderExcluir
  18. Libia a frase que eu formei com a palavra foi...Eu acho a a palavra pnelmoltramicroscopicossilicovulcaniconiotico muito dificil de se falar.
    Rosiane Isabela Aparecida de Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Estamos adorando as aulas na sala de Informatica

    OBS;Teclado desconfigurado por isso esta faltando acento

    ResponderExcluir
  20. Eu queria saber qual é o significado da palavra Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico(Igor josé
    8 D)

    ResponderExcluir
  21. Olá Líbia! Eu achei muito interessante a palavra Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico
    porque eu gosto de aprender cada vez mais para ficar cada vez mais curioso sobre a lingua portuguesa (Wellington 8 ano D).

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei muito de aprender sobre a palavra Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico pois nunca foi inserida em nenhum dicionario alem do Houassis
    (luca Maculano 8 ano D)

    ResponderExcluir
  23. Libia gostei demais do quadoro que você postou porque sabemos agora o singnificado das palavras que complementan a palavra Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico (Lucas bernardes 8 ano D)

    ResponderExcluir
  24. Líbia, a frase que eu escolhi para fazer com a palavra Pneumoltramicroscópicossilincovulcaniconiótico foi: Eu viajei para a Itália. Chegando lá fomos visitar um vulcão com um grupo de estrangeiros, um deles adquiriu a doença Pneumoltramicroscópicossilincovulcaniconiótico.

    Fim :)

    Nome: Daniel Ribeiro, Alex Alvez, Jordan Navez, Denner João.

    Apresent's: Tirinhas E.M.A.B do 8°D.

    ResponderExcluir
  25. Nos achamos interessante a postagen da palavra Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico,do dicionário de Antônio Houaiss porque explica a significado da palavra.
    Ass:Milene Nara.
    Lorrane T.
    Francielle S.
    Maiza L.

    ResponderExcluir
  26. Libia
    A palavra Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico e usada para nomear a doenca causada pela aspiracao de cinzas vulcanicas.
    Nao foi possivel assentuar as palavras corretamente porque o teclado esta desconfigurado.

    nomes Juliana Leandro Lorrayna Lyandra
    Luiz Fernando Verissimo

    ResponderExcluir
  27. Lyandra Aves Oliveira

    É muito interessante e importante sabermos.

    ResponderExcluir
  28. Lyandra Alves Oliveira21 de março de 2012 às 13:52

    Pneumoltramicroscópicossilicovulcaniconiótico:
    Eu gostei da explicação, é interessante e importante sabermos.

    ResponderExcluir
  29. Lyandra Alves Oliveira28 de março de 2012 às 13:22

    Lyandra.

    Gostei muito da aula de hoje,foi divertida e legal, espero que voltemos lá de novo para copiar música para cantarmos.
    Gostei da música...

    BEIJOS E FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  30. Adoro suas aulas na sala de informatica axo muito legal esse blog aprendemos muito. Muito divertido beijos Bruna Silva 8 ano Castro Alves

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia