Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

MAZZAROPI - 100 ANOS DE CULTURA


    


Amácio Mazzaropi , nasceu no dia 09 de abril  de 1912  em Pindamonhangaba, interior do estado de São Paulo, mas  ao completar dois anos foi viver em Taubaté  onde também nasceu outro  brasileiro ilustre; Monteiro Lobato. Filho de Bernardo Mazzaropi ( italiano) e Clara Ferreira ( Portuguesa)
Mazzaropi  foi, artista e um dos mais bem sucedidos  cineastas Brasil. Os filmes dele eram vistos por mais de oito milhões de expectadores, índices, até hoje, atingido por poucos  produtores.
As produções cinematográficas  de  Amácio Mazzaropi eram a síntese do “caipira” de alma pura e raciocínio rápido que questionava a situação social do momento  através das  falas do personagem  único , simples e que trouxe tantas alegrias ao povo brasileiro, num momento em que o país  passava por tantas mudanças políticas e de desvalorização da moeda nacional.
Não era raro de se ver filas imensas para assistir filmes desse mestre da alegria e o mais curioso era que todos aguardavam com calma  pelo momento de entrarem  nos cinemas  e passar ali, alguns momentos de muita diversão.
Mazzaropi faleceu em Taubaté no dia 13 de junho de 1981 e não deixou herdeiros  diretos, mas tornou a cada um dos brasileiros  herdeiros de uma expressão cultural particular. A contribuição desse brasileiro ilustre para a cultura brasileira não  pode ser avaliada , só pode ser sentida.
Fica o registro de uma pequena homenagem deste espaço ao mestre da alegria, Mazzaropi.

Líbia Aparecida Carlos

Pindamonhangaba = O nome da cidade deriva do tupi e significa "lugar onde se fazem anzóis", através da junção das palavras pindá ("anzol"), monhang ("fazer") e aba ("lugar")ou, como alguns consideram, "lugar onde o rio faz a curva", devido ao curso do Rio Paraíba do sul ao passar pelo Bosque da Princesa.

Taubaté = "Taubaté" é um nome tupi que significa "aldeia alta", de taba ("aldeia") e ybaté ("alta").

Jeca e o seu filho preto

 

Nadando no dinheiro

 
 Fogo no rancho
 

E a banda das velhas virgens 

Tristeza do Jeca



O vendedor de linguíça

4 comentários:

  1. Oi Líbia, parabéns pela lembrança.
    No nosso sétimo ano tem um aluno que é neto de uma pessoa que fez filmes com o Mazzaopi. Quem sabe uma entrevista????
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah,que ótima sugestão! Amanhã estarei na escola e falaremos sobre isso. Seria muito interessante levar esse avô até à escola. O que você acha?
      Obrigada pela dica...abraços
      Líbia

      Excluir
  2. Não consigo postar com meu email, só como anônimo.
    Deborah

    ResponderExcluir
  3. Olá Líbia

    Muito interesante a autobiografia.
    Mas por que ele ñ deixou sua erança para seus parentes?

    IGOR SANTOS 8ano D L.F.V.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia