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domingo, 25 de setembro de 2016

Camadas populares: estudo de caso sobre educação, trabalho e cultura


Livro do meu querido colega de trabalho , Luiz Fernando de Oliveira

Amigos, boa tarde! É com grande alegria que comunico a vocês o lançamento em livro da minha dissertação de mestrado. O título do livro é Camadas populares: estudo de caso sobre educação, trabalho e cultura. Ele está a venda, a partir de agora, no link a seguir:

 https://www.morebooks.de/store/pt/book/camadas-populares/isbn/978-3-330-74679-4

domingo, 11 de setembro de 2016

Tarefa para educador


EDUCADORES SAUDÁVEIS FORMAM ALUNOS BRILHANTES
Augusto Cury
Capítulo I – Herdeiros são especialistas em reclamar, sucessores são peritos em agradecer
Responda:
Você, como educador/educadora, considera que está preparando HERDEIROS ou SUCESSORES? Por quê?
Dê Exemplos de sua prática (com seus alunos) que justifique a sua resposta.
Seria muito bom viver em uma época na qual os estudantes se reconhecessem como parte de um sistema e tivessem consciência da própria ação cotidiana a funcionar harmonicamente com o todo. Pessoas que entendessem a importância do “ouvir”, que soubessem se posicionar com sensibilidade.  Pessoas que se mantivessem preparadas às críticas e demonstrassem receber com humildade os elogios.

No ambiente escolar, e do qual faço parte, tenho podido constatar o empenho dos profissionais que se dedicam aos estudos, para o preparo cotidiano da prática pedagógica, numa tentativa, às vezes insólita, em tornar cativo nos alunos, o amor pelo conhecimento.
Tenho acompanhado a rotina de colegas professores ocupados em “fazer o diferente”, colegas que mesmo próximos da aposentadoria, voltaram aos estudos e transbordam o prazer que sentem em ser eternos aprendizes.

Sinto-me feliz neste ambiente que estimula aos estudos e também estou sempre a buscar preparação profissional. 

Os professores desde país agem mais do que reclamam, se reinventam, mesmo com as dificuldades financeiras baixos salários, falta de suporte material ou estrutural nas escolas. Apesar disso e de tantos outros obstáculos, são profissionais que querem mais para a educação e não desanimam, ainda que fiquem dois anos sem aumento salarial.

Esse professor, esse brasileiro, deseja com todas as forças, desenvolver um ambiente prazeroso (Freud) que leve os alunos à satisfação do aprender, afinal eles são a razão de atuarmos nessa área.

O aluno não pediu para ser ‘nosso ’ mas, entendemos que ele, faz sim, parte da nossa vida e nos importamos com desenvolvimento pleno de suas possibilidades.

Mesmo com todo esse amor pela educação, nos deparamos com alunos a destruir o mobiliário da instituição, o material escolar, recebido ou não do Governo Federal, o uso inadequado de celulares em sala de aula, a realidade do bullying entre colegas, o uso de drogas por alunos na adolescência, o desperdício da merenda escolar gratuita, jogadas no lixo ou jogadas entre eles. Sim, entre eles!

Mesmo com esse amor pela profissão, não faltam pais para reclamar que o filho ficou com uma “nota ruim”, que o professor não explica o conteúdo, que o colega lhe tira atenção, que o lugar na sala não está correto, que o professor não marcou matéria de prova e que o filho não sabia nada do conteúdo.  

Deparamo-nos com responsáveis que não assinam os bilhetes deixados nos cadernos dos filhos, mas afirmam ter acompanhado os estudos do mesmo pelo livro ou caderno. (E não assinou?) Por esse tipo de conduta, entre tantas, sou levada a registrar que, mesmo na tentativa de contribuir para a formação de estudantes SUCESSORES, tenho me deparado cada vez mais com HERDEIROS.

Líbia Aparecida Carlos

 11.09.2016

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Agradecimentos


Gratidão pela oportunidade do trabalho.






http://www.deolhonosplanos.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Participacao_Criancas_Adolescentes.pdf


http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/fundamental-ii/portugues/blog-aprender-e-divertido---libia-carlos